Simbolo do Judô


    Creio que todos já tenham visto e se perguntado sobre o simbolo que usado pelas academias de judo mundialmente. Há muitas versões sobre esse simbolo adotado para representar a Kodokan. A seguir, você vera duas explicações sobre tal simbolo.


Judô:

    Segundo o Sr. Naoki Murata, 7º Dan, e diretor do Museu da Kodokan, o logotipo da Kodokan não é uma flor (como dizem). Ele foi idealizado pelo próprio Jigoro Kano e é composto por um círculo vermelho dentro de um octógono branco

    Mas o que significam suas cores e formas? O octógono representa oYata-no-Kagami (o espelho mágico), uma das três relíquias passadas pelos deuses ao primeiro imperador japonês e que significa sabedoria ou honestidade (a interpretação varia na literatura).
Sua cor branca representa um espírito puro. A pureza, nesse caso, é representada pelo algodão macio ou pelo tecido delicado que envolve um coração em brasa (o círculo vermelho).

    Esse círculo vermelho representa o espírito, e passa a idéia de um coração ardente, “o espírito que queima como ferro em brasa”, cheio de fidelidade, paixão e bravura. Esse é o verdadeiro símbolo do espírito indomável.

    Em outubro de 1940 a Kodokan declarou que essa imagem simboliza o objetivo dessa arte marcial e que significa “Espírito Indomável”.

                                                                                             fonte não encontrada.

    Uma outra versão, também muito usada, é que o simbolo representa uma flor de cerejeira, onde as oito pétalas brancas representam o judoca com sua disciplina, humildade, educação e respeito.
    Ao centro, o circulo vermelho representa a força de vontade, determinação e perseverança de vencer. 
    Para o verde, podemos ter vários significados, esperança, harmonia, crescimento, resistência. Pode se perceber que o significado da flor é tudo o que se pretende desenvolver em um judoca na pratica, é tudo que o mestre Jigoro Kano acreditou desenvolver com sua criação .



O que é Flor de Cerejeira:

    Flor de Cerejeira é uma flor de origem asiática, também conhecida como Sakura, no Japão. A flor de cerejeira é o símbolo da beleza das mulheres e do amor, e tem um grande significado no Japão, assim como na Índia, onde é considerada sagrada, pois os indianos acreditam que a casa que tem essa flor nunca faltará nada.

    A flor de cerejeira representa a vida e começa a florescer com todo seu brilho no inicio do outono. Para os japoneses a cereja é o maior símbolo de sensualidade, de erotismo, principalmente em função de ter uma cor de vermelho intensa, e onde seu sabor é comparado ao primeiro gosto do amor.


Símbolo dos Samurais:

    A flor de cerejeira também é um símbolo dos samurais, aparece no próprio Código Samurai, como emblema destes guerreiros. Como a flor tem uma vida útil muito reduzida, e se espalha ao vento, eles encontram a semelhança com o samurai, dizendo que, assim como um guerreiro, a flor também tem vida curta. 

6 comentários:

  1. Independente de seu significado, creio que as duas versões deverias ser aceitas, elas, de uma forma teorica e logica, tem a ver com o judo, com o que a arte realmente espera de seus alunos.

    Espero que todos possam saber cada vez mais sobre o judo, pois independente de graduação, todo dia é um aprendizado. Ainda tem muita coisa sobre o judo que sabemos e muita coisa que não saberemos.

    ResponderExcluir
  2. Todos os aprendizes do Judô deveriam adquirir esse conhecimento.Praticar Judô e muito mais que vestir um kimono e entrar no dojo. O verdadeiro dojo está no coração do judoca.

    ResponderExcluir
  3. Todos os aprendizes do Judô deveriam adquirir esse conhecimento.Praticar Judô e muito mais que vestir um kimono e entrar no dojo. O verdadeiro dojo está no coração do judoca.

    ResponderExcluir