Especificações

O JUDOGUI

     Nos primórdios do antigo jiu jitsu japonês, não existia uma vestimenta especifica para os treinos, sendo comumente usado às próprias vestimentas usadas no dia a dia o hakama. Professor jigoro kano observou isso e em  meados de 1906 decidi criar uma vestimenta que atendesse as especificações do judô, daí nasceu o judogi uma vestimenta simples porém resistente e de baixo custo. Dizem que nos primórdios do kodokan professor jigoro kano pedia a própria irmã que
costurasse os uniformes de seus alunos. O "DOGI" (uniforme de treino em japonês) foi tão bem aceito que posteriormente foi também usado pelo codificador do karatê moderno e pelo criador do aikido, sendo posteriormente largamente usado por demais escolas e estilos.

O judogi e composto por:

WAGI – Blusão
OBI – Faixa
SHITABAKI – Calça
ZORI - Chinelo



SOBRE O JUDOGI AZUL

     O judô que nasceu em templo budista como forma superior de meditação. Auto-conhecimento e desenvolvimento interior, hoje cede lugar ao judô de ralar os dedos, de não deixar fazer pegada no quimono, o judô de mais força e combatividade...Hoje em dia o judoca se aperfeiçoa para ganhar ou ganhar. Será um sinal dos tempos modernos ou uma desorientação de alguns atletas ou professores?

     O judogi representa nossa mente, por isso deve ser branco, puro e imaculado; a faixa corresponde ao nosso caráter, nossa formação judoistica, ela nos envolve de muita responsabilidade em nossos atos dentro e fora do tatame; o no e a nossa fé, nosso respeito, nosso compromisso, por isso não é correto desamarrar nossas faixas em frente aos nossos superiores.


     O judogi azul foi aprovado pela federação internacional de judô para facilitar as transmissões pela televisão, para facilitar ao publico leigo no esporte em diferenciar os lutadores e para deixar a luta mais atraente para quem assiste. O judogi colorido já foi usado para demonstrações antigamente, pára melhor visualizar as técnicas praticadas.



                                                                                                       Wikipédia




SENPAI

     Inúmeros são os instrutores que "amam" usar a palavra "SENPAI" referindo-se aos "faixas pretas" ou "mais graduados". Na realidade isso é um grande erro, ao falar sobre SENPAI é OBRIGATÓRIO falar na relação SENPAI /KOHAI. SENPAI é um estudante antigo (designado pelo SENSEI) que se torna responsável por um ou mais estudantes para ensinar-los informações básicas sobre as tradições e conceitos da escola. Frequentemente esta relação é conhecida "irmão mais velho / irmão mais novo" dentro do Japão tradicional e deveria ser feito de idêntica maneira dentro das escolas de Artes marciais ou seja, um SENPAI encarregado de um ou mais estudantes. Naturalmente, este não é o caso das escolas ocidentais onde o SENPAI é conhecido pelos outros alunos, mas nenhum KŌHAI respectivo é encontrado. Geralmente, aqui no brasil SENPAI é visto, de forma errada, como estudante antigo.

ATENÇÃO: SENPAI não é um título, SENPAI/KOHAI é uma relação!


MUDANSHA / YUDANSHA

     MUDANSHA simplesmente significa "Aquele que NÃO tem nível".

     YUDANSHA simplesmente significa "Aquele que tem nível".

     MU - "Sem", "não ter", "não existir" (vem da leitura ON-YOMI para a expressão negativa "NAI")

     YU - "Ter" (vem da leitura ON-YOMI do verbo Japonês "ARU")

     DAN - "Nível" (comumente conhecido como "Faixa preta")

     SHA - "Pessoa, indivíduo"

     De forma simples: MUDANSHA é meramente "uma faixa colorida", enquanto que YUDANSHA é meramente "um faixa preta".



GRADUAÇÕES

SOBRE AS GRADUAÇÕES NO JUDO
     
Shiro Saigo 1866 - 1922
     O sistema de faixa hoje usado no mundo todo no judô e outras escolas de artes marciais , foi também desenvolvido por jigoro kano em 1884 ele cria um sistema de graduações baseado em Kyu e Dan e gradua os primeiros "Shodan" do Kodokan - Jojiro Tomita e Shiro Saigo. Este sistema é inovador relativamente ao sistema tradicional - Menkyo - que instituía as seguintes qualificações: Shogo, Tashi, Renshi, Kyoshi, Hanshi e Shihan. O sistema de kyu/dan de jigoro kano consistia em apenas de três faixas: branca para os neófitos, marrom para aqueles com mais de seis meses de prática e preta para os já iniciados, esse sistema é usado até hoje no kodokan e várias escolas japonesas ainda seguem esse sistema.

     Já o sistema utilizado por nos ocidentais nasceu em 1935, da idéia de Mikonosuke Kawaishi, um Judoca da Butokukai que funda o primeiro Dojo permanente de Judô na França, denominado Clube Franco-Japonês. Kawaishi, verificando que o método clássico de ensino do Judô não cativa os franceses institui cintos coloridos para as várias graduações e adota designações numéricas para substituir as designações japonesas das técnicas. Antigamente as faixas femininas possuíam uma fita de cor branca no meio da faixa no sentido longitudinal para diferenciar das faixas masculinas, não se sabe ao certo qual a utilidade desse método, mas ainda hoje em algumas escolas japonesas ainda se vê essa tradição. Já o karate para diferenciar seus discípulos do judokas os mesmos envergavam uma faixa com a referida fita de cor vermelha. Os yudansha (portadores de grau) são por ordem de jigoro kano quem tem que cuidar e “carregar” o judô nas costas, têm que arbitrar, ministrar aulas, auxiliar os kodansha ou seja preparar a nova geração. Os kodansha (graus antigos) são os verdadeiros e legítimos representantes do judô de jigoro kano, devem sempre dar continuidade ao seu trabalho.

     A faixa de 11º dan foi concedida ao shihan Jigoro Kano, e 12º dan a titulo póstumo, ele e o único a possuir tal graduação. Para que os neófitos não confundam esse faixa de cor branca era duas vezes mais larga e dois dedos mais espessa.

Mudansha/Dangai (sem dan) – Faixa branca até a marrom
Yudansha – Faixa preta até 5º dan
Kôdansha – Faixas pretas alto-grau 6º ao 10 dan

Mu kyu        -   Faixa branca                        -  Shiro-obi
Roku kyu     -   Faixa azul                             -  Ao-obi
Go kyu         -   Faixa amarela                      -  Kiiro-obi
Yon kyu       -   Faixa laranja                        -  Dadaiiro-obi
San kyu       -   Faixa verde                          -  Midori-obi
Ni kyu          -   Faixa roxa                            -  Murassakiiro-obi
Ik kyu          -   Faixa marrom                      -  Chairo-obi
Sho dan        -   Faixa preta 1º grau             -  Kuro-obi
Ni dan          -   Faixa preta 2º grau             -  Kuro-obi
San dan        -   Faixa preta 3º grau             -  Kuro-obi
Yon dan       -   Faixa preta 4º grau             -  Kuro-obi
Go dan         -   Faixa preta 5º grau             -  Kuro-obi
Roku dan     -   Faixa Coral 6º grau             -  Shima-obi
Shichi dan    -   Faixa Coral 7º grau             -  Shima-obi
Hachi dan    -   Faixa Coral 8º grau             -  Shima-obi
Kyu dan       -   Faixa Vermelha 9º grau     -  Aka-obi
Ju dan          -   Faixa Vermelha 10º grau   -  Aka-obi

judonokenkyu.woese.com

3 comentários: