Judô Terazaki


EM ATUALIÇÃO


Tokuzo Terazaki 1906-1975
     Réplica do primeiro templo de judô do Japão, o Kodokan, a Academia Terazaki, ou Clube Recreativo de Suzano Judô Terazaki, é a primeira academia de Judô da América e começou a ser construída no ano de 1937 por Tokuzo Terazaki, que idealizava difundir os ensinamentos do judô. A conclusão foi em 1952 e na construção contou com o apoio de muitas pessoas ligadas à colônia e até do Japão. A academia fica localizada na cidade de Suzano, região metropolitana de São Paulo. Tokuzo Terazaki, ou mestre Terazaki, como é conhecido por seus discípulos, nasceu em 16 de agosto de 1906 em uma aldeia chamada Tominami, entre as cidades de Sihinjo e Yamagata, no Japão. Filho do Sr. Tsuruki e D. Shingue, foi o terceiro filho.

 Depois de terminar o curso primário, foi para a cidade de Yamagata onde matriculou-se na escola agrícola. Logo depois migrou para Tóquio, onde trabalhava na indústria Kubota de Ferro. Nas horas de folga treinava na academia do Sr. Torakiti, Masateru Futakawa, onde aprendeu jiu-jitsu com os fundadores do estilo.     
     Mais tarde no Kodokan, sob a instrução do mestre Mifune conseguiu título de graduado. Atualmente, as aulas na academia Terazaki são ministradas pelo sensei Celso Tochiaki Kano, que foi aluno do mestre Terazaki e segue os passos.

     Em 1928, mestre Terazaki casou-se com D. Kiyoe, tendo como padrinho o professor Futakawa. Kiyoe trabalhava na Kanebo, uma empresa de tecelagem e fiação. Mais tarde Terazaki conheceu o presidente por meio da esposa e quando este iniciou a exploração na região da Amazônia, Terazaki colaborou na convocação de voluntários para a imigração. Além de convocar, decidiu participar da imigração chegando em Belém no Pará, em 1929. Sua chegada, foi marcada pela epidemia de malária e o poço que utilizavam para uso estava infestado de amebas. Na época, dezenas de pessoas morreram, incluindo Teruko, a filha de Terazaki.

      Em 1933, da ligação que teve com Katsutoshi Naito em Tóquio no Kodokan, veio a influência da vinda a Suzano, onde após quatro anos na Amazônia, chega a cidade, onde atua no cultivo de morangos na plantação de Naito.

     Enquanto atuava na agricultura, crescia a fama de sua técnica como judoca e frequentemente era convidado a ensinar a arte marcial em Suzano. Em 1934, após um ano de trabalho na plantação de Naito, Terazaki compra um terreno no Bairro da Vila Urupês, em Suzano, onde abriu uma academia de judô e também fazia atendimento a todos os casos de fratura óssea e técnica ortopédica em geral de forma voluntária.



Judô Terazaki - 1946

     Após a II Guerra mundial, foi organizada uma associação de graduados em judô. O presidente foi Katsutoshi Naito e Terazaki era vice. Com o aumento de adeptos veio a seguir a necessidade de organizar a Federação Nacional de Judô.

     Das demonstrações da modalidade a Marinha veio a introdução da modalidade no exército. Na mesma época com o apoio de seus discípulos e amigos, iniciou-se campanha para angariar recursos para a construção da academia. O resultado, seus discípulos abriram academias por Estados brasileiros como Rio de Janeiro, pelo exercito e polícia.

     Outra faceta pouco conhecida do mestre é a fama de deus do Izumo, ou Santo Antônio, o santo casamenteiro pela facilidade de unir casais, que foram ao menos 400.

     Pelos trabalhos prestados a policia militar do Rio de Janeiro, a academia de Agulhas Negras e a policia rodoviária recebeu várias condecorações. Em 1958 recebeu titulo de cidadão suzanense.


1º campeonato América Latina - 1957


     Em 1938, o kendô de suzano começou a fazer parte de academia Terazaki, iniciando o "Ju-Kendô", quando em 1945 o mestre  Yoshisuke Oura fundou sua própria academia de kendô.

Campeonato de judô e kendô - 1955


     Terazaki faleceu em 1975, devido a problemas de saúde gerado pela gastrite. Como ele acreditava na velha medicina a base de ervas, ele se negava fazer uma cirurgia para ficar livre da ulcera. Tokuzo Terazaki media aproximadamente 1,56 de altura e tinha como golpe preferido o SEOI OTOSHI.


SE VOCÊ CONHECE ALGUMA HISTORIA DA ACADEMIA TERAZAKI, COMPETIÇÕES, CRIAÇÃO, ETC AJUDE-NOS A DESENVOLVE-LA PARA QUE A HISTORIA NÃO MORRA. MANDE SUA HISTORIA PARA:

TERAZAKISUZANO@YAHOO.COM.BR

OBRIGADO!


21 comentários:

  1. Onde estão os horários de treino da academia?

    ResponderExcluir
  2. interessante, visitarei o Dojô Terazaki, lembro de meu falecido Sensei ter falado sobreo Jukendo.

    ResponderExcluir
  3. interessante, visitarei o Dojô Terazaki, lembro de meu falecido Sensei ter falado sobreo Jukendo.

    ResponderExcluir
  4. Na década de 1950 eu era aluno do professor Egoshi de Mogi das Cruzes, fui algumas vezes na Academia Terazaki em Suzano. O professor Terazaki
    era um excelente ortopedista no meu entender, meu tio Shiguemi Yoshida sofreu fratura na perna e o professor tratou o caso recuperando integralmente a perna. Outro meu tio Massumi Oikawa sofreu fraturas nas duas pernas e uma das coxas, o hospital engessou as pernas porem a dor persistia e os pais recorreram ao professor Terazaki que conseguir recuperar integralmente. Eu conheci na Academia e na casa do meu tio.
    O professor Katsutoshi Naito eu conheci porque ele frequentava a Cooperativa Agrícola Mista de Mogi das Cruzes pois eu trabalhava nesta instituição se não me engano ele fazia parte da diretoria. É oque tenho a relatar meu Nome é Yoshikadu Yoshida, espero ter colaborado em alguma coisa.

    ResponderExcluir
  5. Ola

    Gostaria de saber por gentileza os horarios de funcionamento da academia.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde qual a localização e horário de funcionamento

    ResponderExcluir
  7. Sensacional
    Sou Carlos treinei nessa academia com Mestre Edson entre 78 e 80.A época era precária e fazíamos de tudo para elevar o nome do clube. Os ensinamentos foram muito bons para minha formação

    ResponderExcluir
  8. Encontrei uma medalha ganha por Comen.R.Prós,em primeiro lugar,não sei se isso é de valor ou não

    ResponderExcluir
  9. Do ano de 27 o3 de 1977

    ResponderExcluir
  10. Meu irmao, Makoto, na epoca criança, ao quebrar a perna, foi atendido e cuidado pelo sr. Terazaki, o qual apenas colocou duas talas, as quais foram enroladas com tecido, o suficiente para imobilizar. Essa imobilizaçao foi muito importante. Diariamente o sr. Terazaki vinha ve-lo.
    Muito obrigada.
    Curado, ficou perfeita.

    ResponderExcluir
  11. Saudações. É com grande orgulho que digo, meu pai é terceiro Dan de judô, formado por terazaki, na década de 60, quando este difundiu sua arte pelo Brasil inteiro, inclusive no RJ. Até hj temos o diploma de meu pai, pela federação de judô, assinado por tokuzo terazaki. Meu pai faleceu em março desse ano, passei a vida inteira ouvindo o nome deste grande mestre. Grande satisfação conhecer e entrar em contato com essa lendária academia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu nome é Orivaldo (Ramos). Gostei muito de conhecer a história de mestre Terazaki, que foi mestre de meu mestre Paulo Graça sensei. Infelizmente meu mestre faleceu dia 8 de abril, mas ele honrou o nome de Mestre Terazaki. Meu mestre deixou um projeto onde ele tirava crianças das ruas e através do Judô, preparava os para a vida... Com a pandemia eu estou escrevendo livros e vendo a história de mestre Terazaki, resolvi contar a história do Judô, desde da sua criação no Japão por mestr Jigoro Kano, chegando ao Brasil, ensinado para meu mestre. Pretendo ao terminar o livro, doa lo para o projeto de meu mestre para arrecadar dinheiro, ajudando a continuar o seu projeto, resgatando crianças através da prática do Judô. Então peço permicao para divulgar a história de mestre Terazaki no meu livro. Aguardo resposta. Deus abençoe e muito obrigado por compartilhar a história de mestre Terazaki com todos. Abraço. Orivaldo (Ramos)

      Excluir
    2. Meu gmail é: oleiteramos@gmail.com

      Excluir
    3. Meu gmail é: Oleiteramos@gmail.com

      Excluir
  12. Vocês estão tendo aulas já ? Gostaria de saber mais

    ResponderExcluir
  13. Mestre TERAZAKI conheci quando visitava seu amigo e meu mestre NAGASHIMA no Rio na década de 1960. Tenho até hoje uma foto onde ele está me entregando uma medalha em uma competição na ABB. Saudades da minha juventude

    ResponderExcluir
  14. Estou pensando em voltar a praticar judô, eu tive algumas aulas através de um projeto da prefeitura com mestre Celso, cheguei a participar de um evento na acadêmia, porém saí do projeto e como eu ainda era muito nova não pude continuar indo a acadêmia pois moro um pouco longe, pretendo voltar a treinar, faz um ano que saí do projeto mais sempre valorizei muito o judô, eu gostaria de entrar em contato com alguém por favor, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Eu treinei nos anos 70 karatê que o Mestre sherazaki trouxe um mestre de karatê do Japão AKIO NOGATA aprendi a fazer massagem com esses dois Mestres uma boa noção de judô nenhum judoca do meu peso faixa preta ou qualquer outra faixa me derrubou sem sacrifício graças as técnicas que eu aprendi com Mestre de karatê de contra golpes de judô a mais linda academia do Brasil

    ResponderExcluir